segunda-feira, 30 de novembro de 2009

disponível na sala virtual da USF na disciplina ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ORAIS E ESPAÇOS VISUAIS PARA SURDOS

Alguns conteúdos específicos da formação dos professores de AEE
LIBRAS
Língua Portuguesa para alunos com surdez
Sistema Braille
Informática aplicada à produção braille
Recursos tecnológicos e informática aplicada à deficiência visual(sintetizadores de voz,lupas eletrônicas, magnificadores de tela para baixa visão)
Produção braille e adaptação de material impresso em tinta
Recursos ópticos e não ópticos para baixa visão.
Técnica de uso do sorobã
Adaptação de livros didáticos e de literatura para pessoas cegas
Avaliação funcional da visão
Orientação e mobilidade para pessoas cegas
Escrita cursiva, grafia do nome e assinatura em tinta para pessoas cegas
Tecnologia Assistiva: comunicação alternativa, informática acessível, materiais pedagógicos adaptados, mobiliário acessível.
Instrutor de LIBRAS
Desenho universal
Comunicação para o aluno surdo-cego
Outras

Objetivos da Política Nacional de Educação Especial,na Perspectiva Inclusiva
Assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para :
garantir o acesso de todos os alunos ao ensino regular (com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados de ensino
Oferecer o AEE
Formar professores para o AEE e demais professores para a inclusão
Prover acessibilidade arquitetônica,nos transportes, nos mobiliários, comunicações e informação
Estimular a participação da família e da comunidade
Promover a articulação intersetorial na implementação das políticas públicas educacionais

O que é o AEE?
Um serviço da Educação Especial que:

Identifica,
elabora e
organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas

O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela

O que faz o AEE?
Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades

Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização

oferece tecnologia assistiva – TA

adequa e produz materiais didáticos e pedagógicos,trndo em vista as necessidades específicas dos alunos,

oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades)

O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum

Para quem?
O AEE se destina a alunos com deficiência física, mental, sensorial (visual e pessoas com surdez parcial e total)

Alunos com transtornos gerais de desenvolvimento e com altas habilidades (que constituem o público alvo da Educação Especial) também podem ser atendidos por esse serviço.



Por quem?
O AEE para pessoas com deficiência

é realizado mediante a atuação de professores com conhecimentos específicos no ensino de:

LIBRAS, Língua Portuguesa na modalidade escrita, como segunda língua de pessoas com surdez

Sistema Braille, sorobã, orientação e mobilidade, utilização de recursos ópticos e não ópticos

Atividades de vida autônoma

Tecnologia Assistiva

Desenvolvimento de processos mentais,

Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos e outros

Para os alunos com altas habilidades o AEE oferece programas de enriquecimento curricular, desenvolvimento de processos mentais superiores e outros


AEE em todas as etapas e modalidades da educação básica e do ensino superior
O AEE é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação dos alunos com deficiência e dos demais que são público alvo da Educação Especial, nas escolas comuns

Constitui oferta obrigatória dos sistemas de ensino, embora participar do AEE seja uma decisão do aluno e/ou de seus pais/responsáveis

AEE na Educação Infantil
O AEE expressa-se por meio de serviços de intervenção precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem, em interface com os serviços de saúde e assistência social

AEE em outras modalidades de ensino
O AEE está presente como serviço da Educação Especial na educação indígena , do campo e quilombola e nos projetos pedagógicos construídos com base nas diferenças socioculturais desses grupos.


Quando e Onde?
O AEE é realizado no período inverso ao da classe comum freqüentada pelo aluno e, PREFERENCIALMENTE, na própria escola desse aluno.

Há ainda a possibilidade de esse atendimento acontecer em uma outra escola próxima.


Espaços de AEE
Escola comum: salas de recursos multifuncionais

Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Deficiência Visual – CAP

Centro Especializado

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